segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Representação do Espaço Geográfico: A Construção de Mapas


   Para podermos interpretar mapas é necessário o uso da cartografia que é a ciência e arte que se ocupa da elaboração e da leitura de formas de representação do espaço geográfico, como os mapas, as plantas e as cartas. Existem dois tipos de cartografia:
  • Analógica ou convencional, que apresenta mapas em papel.
  • Numérica ou computadorizada, que aplica a informática na confecção de mapas e cartas.
  • Mapas: Representações Planas da Terra.
  Para construir mapas é necessário alguns passos, como representar uma figura curva no ploano; em segundo como reproduzir áreas muito extensas em tamanho reduzido.

  • Projeções cartográficas
   São usadas para poder representar uma superfície curva em uma superfície plana, a sua aplicação envolve conceitos matemáticos e geométricos.
   Embora sua aplicação nunca fique perfeita cabe ao elaborador identificar o que é mais importante: distância, forma e ângulos, para construção do seu mapa.
   Existem três tipos de projeções: cilíndricas, cônicas e azimutais (planas).
  • Projeções Cilíndricas
   Esse tipo de projeção é usado para representar planisférios. Nele os paralelos e meridianos são projetados sobre um cilindro, que é planificado posteriormente. Duas projeções cilíndricas são bastante conhecidas e utilizadas: a projeção de Mercator e a projeção de Peters.
   Na projeção de Mercator as áreas do hemisfério norte ficam muito ampliadas, mostrando uma visão de mundo Eurocentrista, própria da época.
   Na projeção de Peters a representação ressaltava a idéia de igualdade entre os povos, conservando a relativamente  área real dos continentes.


  • Projeções  Cônicas
   Nos mapas com projeção cônica, o globo terrestre é projetado em um cone tangente, que depois é planificado. Ideal para representar regiões menores.

  • Projeções Azimutais
   Também chamadas de projeções planas, são elaboradas a partir de um ponto tangente sobre a superfície da terra. Usa-se esse tipo de projeção quando se quer colocar um país na posição central ou para calcular a distância entre esse país e qualquer lugar na superfície da Terra.
   A mais conhecida dessas projeções está no emblema da Organização das Nações Unidas (ONU).

Emblema da ONU

     2. Cartografia e a Tecnologia
   
   As evoluções dos mapas e cartografia tornaram bem mais fáceis a vida de diversas pessoas, pois estão ajudando a definir as relações políticas, sociais e econômicas entre os povos.
  • Geomática: a cartografia computadorizada
   Geomática é a ciência e a tecnologia de coletar, interpretar e utilizar informações geográficas. É um avanço na evolução das técnicas cartográficas utilizando a informática.
   A geomática se divide em alguns setores: fotogrametria, tecnologia de   mapeamento digital, sistema de posicionamento global e de sensoriamento remoto.

  • Fotogrametria
   Também chamada de aerofotogrametria, é a técnica de elaborar cartas, com base em fotografias aéreas, com a utilização de aparelhos e métodos estereoscópicos, que permitem a representação de objetos em um plano e sua visão em três dimensões.
  • Mapeamento digital
   O uso de dados topográficos digitais (DTD - Digital Topographic Data) - tem sido comum na análise da biodiversidade, na administração de parques nacionais, áreas de conservação ecológica e na avaliação de conseqüências de desastres naturais como enchentes,tempestades e terremotos.






  • Sensoriamento remoto
   O conjunto de técnicas que permitem obter informações sobre a superfície terrestre através de sensores instalados em satélites é chamado de sensoriamento remoto.



  • Sistema Global de Posicionamento (GPS)  

       Além de fornecer a latitude, a longitude e a altitude de um lugar, o GPS ( Global Positioning System) também um recurso cartográfico, na medida em que possibilita o mapeamento de rotas marítimas e terrestres, de redes de transmissão de energia elétrica, correntes marítimas, ecossistemas, bem como o monitoramento de desastres ambientais e da fauna de certas regiões.